Principais benefícios do uso do ERP para sua empresa

 Um sistema ERP, também chamado de suíte ERP, é composto de diferentes aplicativos de planejamento de recursos corporativos que se comunicam e compartilham um banco de dados.


Cada aplicativo (ou módulo ERP) geralmente se concentra em uma área de negócios. Você pode combinar diferentes módulos para atender às suas necessidades, seja para finanças, recursos humanos, vendas e logística são pontos de partida populares. 


Existem também módulos específicos para indústrias como os de manufatura ao varejo. De maneira geral, o ERP é um recurso fantástico que permite às empresas controlar todos os fluxos de informação que são gerados em cada área da organização. 


Principais benefícios de um ERP

O principal objetivo de qualquer sistema ERP é auxiliar as empresas em suas tarefas de administração e tomada de decisão, automatizando todos os seus processos. 


Graças a isso podemos obter dados em tempo real, melhorar as tarefas de back office, controlar fluxos de trabalho e minimizar erros.


Portando, alguns dos principais benefícios que um sistema de ERP pode oferecer são:

1. Otimização dos processos de gestão

A coerência, homogeneidade dos dados e interação entre as diferentes áreas da empresa a partir de uma única ferramenta, permite melhorar o desempenho (eficiência e eficácia) da organização.

2. Melhorar o processo de tomada de decisão

A centralização da informação, aumentando sua qualidade e disponibilidade em tempo real, acelera e melhora drasticamente os tempos de resposta.

3. Segurança de dados

Todos os dados da empresa ficam em um único container (banco de dados) e seu acesso protegido e restrito pelo usuário facilita e simplifica as tarefas de manutenção e backup.

4. Modularidade e escalabilidade

A utilização de qualquer ferramenta de gestão nunca deve ser um freio ao crescimento ou evolução da empresa. Uma boa solução ERP deve atender às necessidades atuais e ter módulos adicionais a serem implantados ou incorporados a qualquer momento.

5. Adaptação às necessidades reais

Através de uma consultoria prévia onde são definidos os requisitos e necessidades da empresa, o ERP deve ser configurado e totalmente adaptado a ela, embora seja verdade que nesta fase os principais processos que desencadeiam a atividade principal da empresa devem ser questionados e revistos.

6. Maior controle e rastreabilidade

Qualquer interação no ERP é registrada, permitindo um monitoramento exaustivo ou auditoria dos dados, processo ou documento.

7. Automação de tarefas

Tarefas periódicas ou repetitivas (relatórios, acompanhamentos, comunicações, reclamações, etc.) podem ser automatizadas para minimizar a dedicação de recursos e focar naqueles que são mais produtivos.


O aumento de eficiência alcançado, a redução de erros e a redução de tarefas, permitem reduzir os custos do negócio e ganhar competitividade.

Conclusão

Em resumo, um sistema de planejamento de recursos corporativos como o ERP economiza tempo e dinheiro, cobrindo todas as necessidades do seu negócio.


Esse sistema é especialmente útil na área de finanças, já que ajuda a automatizar processos que, de outra forma, teríamos que fazer manualmente. 


Portanto é um recurso fundamental que melhora o fluxo de tempo, aumenta a precisão e pode, eventualmente, também levar à economia de recursos financeiros.


Comentários

Postagens mais visitadas