Como posso melhorar a gestão de estoque da minha empresa?

  

gestão de estoque para micro e pequenas empresas

 

Com a aproximação de fim de ano e período de festas e comemorações, é normal que o empresário seja qual for o tamanho se preocupe com a gestão do estoque da empresa, ainda que em um cenário complexo em virtude da pandemia do COVID-19, é importante que sejam implementadas a prática do controle de estoque visando os benefícios dessa organização para a sua lucratividade.


Nisso separamos as etapas para realizar a melhor gestão de estoque na sua empresa:


1. Faça o inventário imediatamente 


O início é sempre pelo levantamento físico de todos produtos e mercadorias dentro de sua loja, galpão e armazéns se houver, dando a cada um deles localização específica, dentro de um espaço natural para sua movimentação conforme a necessidade logística e a disponibilidade da venda, provocando agilidade no processo de faturamento, transporte e entrega legal dentro do prazo.


2 - Registrando o seu inventário 


Temos várias formas de fazer o registro desses dados levantados na primeira etapa, que foi o inventário físico. Agora podemos destacar o mais comuns, como:


Manual, utilizando folhas e papéis, canetas ou lápis (Não muito eficiente);

Fazendo uso de Planilhas excel (pouco eficiente);

Através de um sistema de gerenciamento de estoque online.

Ainda que a última opção tem as vezes um certo custo, você verá que com o tempo isso levará sua empresa a um grau de organização de nível competitivo e com eficácia no processo de gestão de todas as etapas da venda do seu comercial. 


3 - Como é feito em sistema online?


Aqui no CONTA1, levamos o gerenciamento de estoque muito a sério!


O sistema permite preenchimentos dos campos cruciais, que servirão depois para elaborar de forma automática relatórios gerenciais de vendas, que ajudarão a sua empresa a melhorar o processo de compras para futuras vendas, estabelecendo uma ponte muito ajustando entre o setor comercial e o financeiro, de maneira produzir informações corretas que impactam de forma positiva no seu negócio.

São esses os campos que você deve preencher:


  • Código do produto ou número de referência
  • Descrição
  • Valor de Custo
  • Fabricante
  • Valor de venda


4. Quais produtos mais vende? 


Observamos que muitos de nossos clientes fazem o  gerenciamento de estoque e aproveitam os relatórios gerenciais disponíveis para monitorar os produtos com maior giro e maiores margens de lucro. Considerando que disponibilizamos para todos um sistema próprio para calcular o preço da venda, importante que você faça o uso correto e obtenha mais precisão no seu gerenciamento.


Com ferramentas online de gestão de vendas CONTA1, você vai ter mais tempo para:

  • Estudar os produtos com maiores lucratividades.
  • Conhecer os produtos com os menores desempenho nas vendas mensais e anuais.


5. Deixe tudo em um único sistema 


Gerenciar o seu estoque a partir de sistemas diferentes, não é seguro e muito menos eficiente. Já foi observado que as falhas são constante dado a falta de integração nas informações. O ERP CONTA1, possui integração entre a venda, financeiro e contabilidade, permitindo informações processadas em um único fluxo automatizado. 


Se você utiliza sistema centralizado, o sucesso do seu negócio estará garantido e sempre atualizado.

Comentários

Postagens mais visitadas