O que é um ERP Financeiro?

 O uso generalizado de software pelas empresas fez do programa ERP o eixo em torno do qual gira qualquer tipo de negócio.


Sua adaptabilidade e funcionalidade são apenas duas de suas características mais marcantes, mas antes de comentá-las, pode ser necessário explicar o que é e como pode ajudar a melhorar nossos resultados comerciais.




Mas afinal, o que é um ERP?

Um ERP (sigla para 'Enterprise Resource Planning' ou 'Enterprise Resource Planning') é um conjunto de aplicativos de software integrados que nos permite automatizar a maioria das práticas de negócios relacionadas aos aspectos operacionais e produtivos de nossa empresa.


Ou seja, ele facilita e centraliza as informações de todas as áreas que o compõem: compras, produção, logística, finanças, recursos humanos, marketing, serviços, projetos e atendimento.


Algumas das principais características de um software ERP são a sua modularidade e escalabilidade, ou seja, a possibilidade de implementar a todo momento as funcionalidades de que a nossa empresa necessita.


Tudo isso, sem limitar ou hipotecar o crescimento e necessidades futuras, garantindo o investimento desde o início.


É essencial para o sucesso da implementação do ERP, uma consultoria prévia que analise o nosso modelo de negócio, a sua estratégia, os processos que o regem e os fluxos de informação necessários entre os diferentes departamentos que o compõem, aproveitando esta mudança para rever, modelar e melhorar todos os aspectos e processos que consideramos.


A premissa básica e essencial de um ERP é centralizar e unificar os dados das diferentes áreas de nossa empresa, evitando a duplicação e facilitando o fluxo de informações: política única de dados.

Por que as empresas precisam de software de gerenciamento ERP?

O objetivo principal do software ERP não é tanto mudar a forma de trabalhar, mas ser capaz de responder aos clientes em um curto espaço de tempo. 


Poder informar onde está um pedido ou o que aconteceu com a mercadoria esperada é uma virtude essencial para ambas as partes no processo de venda.


Muitos podem se perguntar se esse investimento vale a pena ou não. A resposta é um sonoro sim, pois:


  • Quanto mais rápido o trabalho, melhor é a opinião sobre sua empresa e maior o volume de pedidos.

  • O investimento é recuperado em alguns meses.

  • As economias de tempo mencionadas acima são diretamente proporcionais a uma melhoria na eficiência de cada trabalhador.

  • Seu uso é muito simples e fácil de entender.

Conclusão

A digitalização de processos estratégicos de negócios é uma das áreas fundamentais da transformação digital. 


A utilização de uma ferramenta ERP numa empresa significará o início de uma nova etapa em que se podem antecipar problemas que possam surgir na atividade comercial. 


Com a ajuda desse recurso, será muito mais fácil planejar o futuro, capacitar os departamentos que poderiam oferecer melhores resultados e marcar uma linha a seguir que termina em sucesso.


Um programa ERP pode e deve se tornar a espinha dorsal do nosso negócio. Contar com seus benefícios pode alcançar bons resultados e abrir caminho para tornar a empresa mais competitiva e flexível. 


O negócio começará a se adaptar aos clientes e não o contrário. Cada vez mais do mesmo e as formas obsoletas de trabalhar são deixadas para trás para nunca mais atrapalhar o desenvolvimento da empresa.


Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas