Por que o meu caixa não está fechando com as vendas?

 Uma das maiores preocupação do empreendedor é o fechamento de caixa no final do expediente. Em especial agora que aproximamos do fim de ano quando as vendas aumentam e a circulação de produtos e mercadorias são mais frequentes, é necessário ter muita atenção para que isso não seja um elemento habitual para escoar o lucro da empresa.

O fechamento do seu caixa não está batendo com a soma de dinheiro + cartões + tickets, vendas e relatório no final do dia, alguma coisa está acontecendo! 



Fazer o fechamento do caixa representa conferir com exatidão; dinheiro, cheques, comprovantes de operações com cartões, vales, vouchers, etc, se os mesmos estão dentro do apurado pelo sistema de gerenciamento financeiro e de venda implantado na empresa, que é uma cópia fiel de toda movimentação ocorrida durante o expediente comercial. 

Assim com intuito de evitar que tenhamos no final do dia um caixa "furado" ou seja faltante, é muito importante que o seu negócio tenha práticas transparente de registro das transações financeiras e de vendas, para que não surja dúvidas no meio do caminho quanto a um tipo de situação estranha ao negócio apurado pelo relatório gerenciais produzido no sistema.

Exemplo:

Um determinado cliente comprou 5 produtos no valor total de 100 reais.

Houve a devolução logo após emitido o cupom fiscal de 2 itens que somaram 35 reais.

O setor ou colaborador da área de cancelamento, precisa está atento ao que se devolve para registrar o que de fato ocorreu.

Primeiro para que haja a devolução ao estoque dos itens cancelados, e em segundo, a baixa pelo valor correto, para que não haja diferença no relatório de vendas.

Aqui uma atenção:

Se o mesmo colaborador que vende ou opera no PDV, é o mesmo que cancela, a atenção deve ser redobrada, pois se o mesmo não é treinado o bastante e não goza da confiança esperada pelo setor financeiro, pode ser aí que você vai enfrentar inúmeros problemas no fechamento do seu caixa no final do expediente.

Sempre é muito interessante, ainda que seja em empresas pequenas, quem opera caixa, não deve ser o financeiro da empresa, visto que vícios podem ser habitual e situações sem padrão podem ser implementadas sem uma metodologia transparente que sejam dignas de algum tipo de conferência sem que isso não cause um mal estar.

Podemos ir além no controle do caixa do seu frente de loja, quando é necessário que sempre um outro colaborador supervisione as aberturas e fechamentos do PDV caixa livre da sua empresa. 

Como estamos diante de muita movimentação de vendas em virtude da proximidade do fim de ano, trabalhe em regime de atenção dobrada com todas as operações efetuadas: vendas, trocas e devoluções, sangrias (saídas de dinheiro e comprovantes). Tenha isso como padrão e guarde toda movimentação de forma organizada, para conferencia sempre no final de cada dia de cada operador.

Dica: Faça agora e não deixe nada para amanhã!

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