Como colocar preço no produto sem prejuízo?

Você sabe como colocar o preço no seus produtos? 

Estima-se que cerca de 90% dos empresários brasileiros não saem precificar um produto em seus negócios, o que é muito importante para evitar prejuízos e perda de competividade entre seus concorrentes. 

São inúmeros motivos e variáveis que levam a um número tão grande de empresários a ter perdas de 5% a 20% dos lucros, dentro do processo de venda o que compromete o financeiro da empresa em escala. 



qual é a base do calculo? 

Compreender o princípio básico da precificação é muito importante. Já falamos aqui sobre a gestão de estoques, e agora vamos lhe dá a visão do mark-up e dos custos fixos, que irão alimentar na fórmula os dados que comporão o cálculo da sua mercadoria: 

Markup: são o índice que multiplica pelo custo final do seu produto; a chamada margem de lucro.

Custos fixos: são as despesas que não variam com a produção ou venda de um produto, pois eles existem independente da venda, tais como: água, luz, aluguel, telefone, internet, folha de pagamento, produtos de limpeza, etc. 

COmo iniciar o calculo do preço? 

Cada empresa precisa ter a ficha técnica do seu produto que fabrica ou vende. Essa ficha é responsável por determinar o rateio individualizado dentro de todo processo de venda. Somente assim você saberá por produto e não como o todo se o essa mercadoria, tem lucratividade. 

Ficha técnica: é uma lista de itens de uma produção. Como exemplo podemos utilizar um restaurante:

usando a fórmula da precificação para custos fixos: 

E necessário que tenhamos em mãos o custo fixo da empresa que representaremos como uma porcentagem do nosso faturamento, portanto será necessário a regra de 3 simples para obtermos um resultado.



usando a fórmula da precificação para markup: 

Conforme já mencionado em parágrafo anterior, o mark-up é a definição da sua margem de lucro, que é nada mais do que o valor que você quer lucrar com um determinado produto. Geralmente os negócios na área de serviço de alimentação trabalham com 15% e 30%, podendo ajustar conforme o preço final do produto desejado. 

Nosso exemplo abaixo utilizará a margem de 20%.

       


Encontramos aqui o markup do seu restaurante, que é 2,721 você multiplicará este valor pelo preço do seu produto que foi obtido na ficha técnica.

O prato da ficha técnica teve um custo de R$4,41 então, para você descobrir o valor de venda deste prato, basta multiplicar o preço obtido na ficha pelo markup.

4,41 x 2,721 = R$12,00

Então, R$ 12,00 será o preço de venda deste produto. 

Achou difícil o cálculo? 

Tem solução online para isso! 

AUTOMATIZAÇÃO DA PRECIFICAÇÃO: 

Aqui no CONTA1, você pode contar com o nosso sistema online de gestão de vendas, e entrando diretamente na aba precificação, você encontrará os os botões que acionam os dados do cálculo e resultado final. Se você utiliza o nosso livro caixa online, certamente já vai obter o valor do seu custo fixo dentro do precificador.

Não há segredos. Automatize a sua empresa hoje com o nosso sistema aqui e participe da evolução das micros e pequenas empresas do Brasil com um clique.


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