Como colocar preço no produto sem prejuízo?
Você sabe como
colocar o preço no seus produtos?
Estima-se que cerca de 90% dos empresários brasileiros não saem precificar um produto em seus negócios, o que é muito importante para evitar prejuízos e perda de competividade entre seus concorrentes.
São inúmeros motivos e variáveis que levam a um número tão grande de empresários a ter perdas de 5% a 20% dos lucros, dentro do processo de venda o que compromete o financeiro da empresa em escala.
qual é a base do calculo?
Compreender o princípio básico da precificação é muito importante. Já falamos aqui sobre a gestão de estoques, e agora vamos lhe dá a visão do mark-up e dos custos fixos, que irão alimentar na fórmula os dados que comporão o cálculo da sua mercadoria:
Markup: são o índice que multiplica pelo custo final do seu produto; a chamada margem de lucro.
Custos fixos: são as despesas que não variam com a produção ou venda de um produto, pois eles existem independente da venda, tais como: água, luz, aluguel, telefone, internet, folha de pagamento, produtos de limpeza, etc.
COmo iniciar o calculo do preço?
Cada empresa precisa ter a ficha
técnica do seu produto que fabrica ou vende. Essa ficha é responsável por
determinar o rateio individualizado dentro de todo processo de venda. Somente
assim você saberá por produto e não como o todo se o essa mercadoria, tem
lucratividade.
Ficha técnica: é uma lista
de itens de uma produção. Como exemplo podemos utilizar um restaurante:
usando a fórmula da precificação para custos fixos:
E necessário que tenhamos em
mãos o custo fixo da empresa que representaremos como uma porcentagem do nosso
faturamento, portanto será necessário a regra de 3 simples para obtermos um
resultado.
usando a fórmula da precificação para
markup:
Conforme já mencionado em parágrafo anterior, o mark-up é a definição da sua margem de lucro, que é nada mais do que o valor que você quer lucrar com um determinado produto. Geralmente os negócios na área de serviço de alimentação trabalham com 15% e 30%, podendo ajustar conforme o preço final do produto desejado.
Nosso exemplo abaixo
utilizará a margem de 20%.
Encontramos aqui o markup do seu restaurante, que é 2,721 você multiplicará este valor pelo preço do seu produto que foi obtido na ficha técnica.
O prato da ficha técnica teve um custo de R$4,41 então, para você descobrir o valor de venda deste prato, basta multiplicar o preço obtido na ficha pelo markup.
4,41 x 2,721 = R$12,00
Então, R$ 12,00 será o preço de venda deste produto.
Achou difícil o cálculo?
Tem solução online para isso!
AUTOMATIZAÇÃO DA PRECIFICAÇÃO:
Aqui no CONTA1, você pode
contar com o nosso sistema online de gestão de vendas, e entrando diretamente
na aba precificação, você encontrará os os botões que acionam os dados do cálculo
e resultado final. Se você utiliza o nosso livro caixa online, certamente já
vai obter o valor do seu custo fixo dentro do precificador.
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sua empresa hoje com o nosso sistema aqui e participe da evolução das micros e pequenas empresas do Brasil com um clique.
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