A importância da emissão da nota fiscal para a empresa

 Além de ser obrigatória, a emissão da nota fiscal eletrônica é um recurso muito importante para sua empresa, pois garante que sua empresa fique regular, pague os devidos tributos e oferece os direitos ao consumidor como manda a legislação. 


A maioria das pessoas que tem um negócio não tem ideia da real importância que essa nota fiscal tem. Por isso, hoje iremos explorar com mais detalhes alguns tópicos importantes a respeito desse assunto.

O que é Nota Fiscal eletrônica e qual a sua função?

Conhecida como NF-e, a nota fiscal eletrônica nada mais é do que um documento fiscal que atua como regulador para registar compras e transferências feitas pela empresa para um cliente ou fornecedor.


No documento, são registradas informações importantes dessa empresa como endereço, razão social, CNPJ dentre outros. Além disso, serve como comprovante de garantia do produto, detalhando dados como modelo, marca, valor e tipo de série do produto.


Contudo, existem variados tipos de notas fiscais para diferentes segmentos da indústria. Por exemplo:


  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica): Modelo de nota fiscal eletrônica que é geralmente mais usada para empresas prestadoras de serviços como oficinas, pet shop, academia etc.

  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica): Essa por sua vez, veio para substituir o antigo cupom fiscal e é destinado a empresas de comércio e varejistas que vendem para o consumidor final. 

  • CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico): Tipo de nota fiscal que é usada exclusivamente em empresas que desempenham a função de realizar fretes e transporte de mercadorias. 

  • MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais): Tem como função regularizar operações que são feitas em transporte de cargas para mais de um destino e interestaduais.

  • Nota Fiscal de Importação e Exportação: Tipo de nota destinada a empresas que realizam a venda de produtos para outros países. 


Esses são apenas alguns exemplos dos vários outros tipos de notas fiscais que são usadas no Brasil.

Qual a importância da emissão da Nota Fiscal eletrônica?

As notas fiscais têm como papel principal fornecer a comprovação de que as empresas estão pagando seus tributos e impostos corretamente.


Elas são fundamentais para manter a confiança da empresa perante aos clientes e fornecedores. Além disso, é um documento que é um direito de todo consumidor que pode ser usado em casos de substituição da mercadoria ou reembolso quando aplicável. 


É importante salientar que microempreendedores individuais (MEI), só devem emitir nota fiscal em situações específicas, como por exemplo, para vendas ou prestações de serviço que são feitas para pessoas jurídicas seja de qual porte for, e não para o consumidor final.

Benefícios da nota fiscal eletrônica

Criada em 2008, a nota fiscal eletrônica visa proporcionar não só benefícios às empresas, quanto também aos consumidores e para a sociedade em geral.


Para o contribuinte, a emissão da NF-e garante benefícios como:


  • Menos custos com impressão.

  • Melhor segurança e privacidade dos dados.

  • Aumenta a otimização do tempo.

  • Diminui os custos de envio e dos processos.

  • Aumento no espaço de armazenagem dos documentos.


Para o comprador, os principais ganhos que ele recebe são:


  • Permite a troca ou reembolso do produto comprado.

  • Reduz a chance de erros no preenchimento.

  • Menos consumo de papel.


E para a sociedade, os principais benefícios que podemos citar  são a diminuição dos impactos ambientais e incentivo ao comércio eletrônico.   


Como você viu, a emissão da nota fiscal além de ser obrigatória, fornece aos consumidores e à população benefícios que são importantes para o desenvolvimento do país como um todo. 



Comentários

Postagens mais visitadas